domingo, 11 de outubro de 2020

Os amigos do Presidente que decidem quem são os Portugueses de elevado mérito (ou de elevadas malfeitorias)


Apresentam-se abaixo os nomes dos ilustríssimos amigos do Presidente Marcelo, que desde 2016 decidem quem merece fazer parte daquele selecto grupo de Portugueses, que fizeram coisas extraordinárias, para ajudar a tornar Portugal Grande Novamente.

Grupo relativamente ao qual, um Professor da Universidade do Minho, de nome Luís Aguiar-Conraria, escreveu no jornal Público, em Maio de 2019, coisas muito pouco simpáticas:
"olhando para a lista de agraciados, ficamos com a sensação de estar perante uma lista de malfeitores...Faz lembrar as cenas iniciais do Padrinho III, quando Michael Corleone recebeu uma comenda..."

Grupo esse onde importa também lembrar esteve o conhecido Carlos Cruz, que soube-se há poucos dias, exige que lhe paguem uma indemnização e que rapidamente lhe devolvam a condecoração que lhe foi retirada após condenação no processo Casa Pia, já que alega (quiçá inspirado por algum constitucionalista seu amigo) que essa retirada foi baseada numa lei inconstitucional pois ao que parece a Constitução não permite malfeitorias como a retirada de condecorações: 

vogais do Conselho das Antigas Ordens Militares, sob proposta do seu Chanceler Dr. Jaime José de Matos da Gama:

Coronel Fernando Gil Almeida Lobato de Faria, o Coronel Raúl Miguel Socorro Folques, a Dra. Maria de Belém Roseira Martins Coelho Henriques de Pina, o Embaixador Fernando Andresen Guimarães, o General Luís Evangelista Esteves de Araújo, o Almirante Francisco António Torres Vidal de Abreu, a Professora Doutora Maria Raquel Viegas Soeiro de Brito e o Padre José Tolentino Calaça de Mendonça.

vogais do Conselho das Ordens Nacionais, sob proposta da sua Chanceler Dra. Maria Manuela Dias Ferreira Leite:
Dra. Isabel Maria de Lucena Vasconcelos Cruz de Almeida Mota, o Dr. José Albino da Silva Peneda, o Professor Doutor Manuel António Garcia Braga da Cruz, o Dr. António José de Castro Bagão Félix, a Professora Doutora Elvira Maria Correia Fortunato e o Dr. Carlos Morais Beato.

vogais do Conselho das Ordens de Mérito Civil, sob proposta da sua Chanceler Professora Doutora Maria Helena Vaz de Carvalho Nazaré:
Embaixador Francisco Seixas da Costa, a Irmã Ana Maria de Sousa Vieira, o Professor Doutor José Carlos Diogo Marques dos Santos, a Professora Doutora Maria da Graça Martins da Silva Carvalho, a Engenheira Olga Maria Carrasqueira Laureano, a Dra. Maria da Conceição Rodrigues Leal e a Dra. Isabel Mendes Furtado.