sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Covid-19__ O Governo comporta-se como uma galinha sem cabeça




A Assembleia da República acaba de aprovar a medida idiota do uso obrigatório de máscaras ao ar livre em todo o país, é idiota porque é uma medida que trata de forma igual aquilo que é diferente. Ou seja impôe a mesma drástica medida tanto em zonas onde o Covid-19 está completamente descontrolado (Lisboa e alguns concelhos da região Norte) como em zonas onde há baixo nível de infecção. 

Tudo porque este é um Governo cobarde suportado por uma maioria cobarde (que só tem coragem para aprovar medidas destas não tendo igual coragem para aprovar medidas contra a corrupção, o que prova que são amigos de corruptos), e além de cobardes (e amigos de corruptos) ainda por cima são burros pois não são capazes de fazer uma adaptação inteligente das medidas consoante o grau de gravidade de cada situação (vide por exemplo um post de 10 de Maio), pois não faz qualquer sentido aplicar as mesmas medidas no concelho de Arronches que tem zero casos de Covid-19 e no concelho de Sintra onde há quase 7000 casos. 

Isto já para nem falar que os habitantes que residem no Interior do país não têm culpa das muitas festas com centenas de pessoas que se andam a fazer em Lisboa e na zona do Porto, que tem contribuído muito para uma rápida disseminação do Covid-19 nessas zonas. Recorde-se a este respeito que no Porto a realização de duas muito recentes jantaradas, de convivio entre militares da GNR, deram origem a quase 50 infectados, que agora vão para casa descansar da jantarada ! 

Trata-se convém lembrar do mesmo Governo e da mesma maioria que permitem um ajuntamento de quase 30.000 pessoas para ver o criminoso espetáculo da fórmula 1 no Algarve mas proíbem a deslocação entre concelhos entre 30 de Outubro e 3 de Novembro, o que segundo o Constitucionalista Jorge Miranda é notoriamente ilegal pois uma tal medida só pode ser decretada quando o Estado de Emergência está em vigor. 

E quando é que será que se começa a fazer ventilação de espaços fechados, durante 10 minutos três vezes por dia para reduzir a carga viralcomo recomenda a Direcção Geral da Saúde da França  ? https://www.bfmtv.com/sante/coronavirus-l-aeration-des-pieces-rejoint-officiellement-la-liste-des-gestes-barrieres_AN-202010210143.html

PS - Não tenho nada contra o uso de máscaras, recordo aliás, que até coloquei neste blog posts que apelavam ao seu uso