quarta-feira, 28 de outubro de 2020

O medo na universidade portuguesa



Ainda na sequência dos posts acima, sou a informar que fui alertado por um Colega da UTAD, Levi Fernandes da Silva, que irá realizar-se muito brevemente naquela universidade um Fórum subordinado ao tema "Direitos, Liberdades e Garantias: liberdade de expressão, informação e comunicação na universidade portuguesa".

O Colega supracitado endereçou-me um amável convite para ser orador no referido evento, porém declinei o mesmo (da mesma forma como declinei um outro convite que recebi para o mesmo efeito, para um evento relizado na Universidade de Évora), porque sendo certo que não há assim tantos Colegas na Academia que tenham no seu Curriculum Vitae, como eu tenho, a honrosa medalha de lhes ter sido  levantado um processo disciplinar por delito de opinião (cuja vergonhosa acusação pedia nada menos do que a minha suspensão de funções durante vários meses, mas que na altura um recurso hierárquico para o Ministro Mariano Gago reduziu a pó), e menos Colegas há que possuam igualmente a ainda mais honrosa distinção de terem sido "expulsos" de uma instituição de ensino superior, como eu fui, não por conta de um desempenho profissional insuficiente, porque na Academia Portuguesa essa razão nunca dá direito a "expulsão" (não raras vezes e muito paradoxalmente até dá direito a uma promoção) mas unicamente por conta de uma exposição, que há mais de uma década atrás enviei à Inspecção do Ensino Superior, alertando para situações que na altura entendi como muito pouco regulares, ainda assim tenho a certeza que há outros Colegas que podem dissertar sobre o tema da liberdade de expressão, informação e comunicação, de forma menos temperamental e mais académica.