domingo, 22 de março de 2020

Coronavírus__Não seja um Açambarcador Ignorante ou Sociopata

Já conhecíamos os açambarcadores do papel higiénico e do álcool e agora há também os açambarcadores da Net, os tais que acham que se passarem o dia a descarregar filmes isso não têm consequências de maior para terceiros. Não seja um Açambarcador Ignorante ou Sociopata da Internet. Abaixo as recomendações para uma utilização responsável, vide página 14 do jornal Público de ontem:

“Tal como o açambarcamento de bens essenciais nos supermercados e hipermercados, há praticas que podem ser evitadas para que o uso das redes de Internet seja possível em condições para todos.

São vários os exemplos de como cada um de nos pode ajudar a prevenir constrangimentos. Em casa, e preferível usar a rede wifi. 

Devemos evitar descarregar ou enviar videos, filmes e series e também descarregar jogos de grande dimensão. 

Ao ver vídeos, series e filmes online, há que restringir a qualidade máxima de visualização (nada de 4K ou alta definicao).

Alem disso, as chamadas de voz devem ser a regra, reservando-se as videochamadas para os momentos em que são mesmo essenciais. As conferências áudio devem ser privilegiadas, em detrimento do uso individual da voz móvel. E preciso aceder com critério aos sistemas de comunicação internos das empresas (como as VPN, sigla em inglês para redes virtuais privadas) e activar os recursos de partilha só quando necessário. Sempre que possível, ficar em modo offline. E se em condições normais já e preciso evitar utilizar aplicações e conteúdos de proveniência desconhecida, ou evitar abrir mensagens e/ou ficheiros recebidos de fontes inseguras, num período excecional, esses comportamentos preventivos ganham ainda mais relevância”