domingo, 8 de março de 2020

Primeiro-Ministro defende que no futuro haja uma redução das verbas públicas para investigação


Na grande entrevista dada ao Público este Domingo o Primeiro-Ministro falou da meta de investimento de 3% do PIB para 2030, mas para dizer que dois terços desse valor devem ser assacados ao sector privado, o que significa que ele acha que a contribuição pública nunca deverá exceder 1% do PIB !

Eu percebo que o Primeiro-Ministro, apesar do famoso excedente, ande aflito com falta de verbas e é por isso que sou por este meio a propor quatro medidas para assim ajudar a aumentar o volume do orçamento de Estado.

Primeira, se as Câmaras Municipais (e as empresas e institutos públicos) só puderem adquirir viaturas cujo valor não possa exceder 25.000 euros, ao invés de se permitir, como agora se faz, a aquisição de viaturas de 50.000 e 60.000 euros isso permitirá poupar muitos milhões de euros. 

Segunda, também facilmente se podem poupar 7 milhões de euros por ano eliminando as famosas subvenções vitalícias pagas a 318 políticos, cuja esmagadora maioria teve a sorte de ter ido para a politica pois se tivessem ido trabalhar para o sector privado dificilmente teriam auferido o que auferiram como deputados e por isso muito se estranha que essa sorte seja ainda compensada com uma subvenção. Subvenções vitalícias somente se poderiam admitir em tese, para aqueles raríssimos que conseguissem fazer prova inequívoca que a ida para a politica os fez perder dinheiro. E mesmo nesse caso ninguém os obrigou a ir para lá !

Terceira, como também se pouparão várias dezenas de milhões de euros se por exemplo se cortar para 1/3 o valor das senhas de presença dos deputados municipais (naquelas reuniões importantíssimas para o futuro da nação), que correspondem a 2% do vencimento do Presidente, o que para autarquia Lisboeta dá mais de 80 euros. Imagine-se por isso a conta gorda que custam ao Orçamento de Estado os vários milhares de deputados municipais deste país.  

Quarta e última, e muitos milhões de euros também o fisco poderá arrecadar se os grandes evasores fiscais (os tais que gostam de fugir em quantias superiores a 1 milhão de euros) deste país quando forem finalmente caçados, receberem como "prémio" uma penalização de 100% do valor em falta, para que não se voltem a esquecer, exactamente como se faz  nos EUA ! https://www.thebalancesmb.com/if-i-dont-pay-payroll-taxes-what-are-the-penalties-398734