sexta-feira, 20 de março de 2020

Coronavírus__Mário Centeno quer poupar

"O pacote de apoio do Governo português é pouco ambicioso. Entre os cerca de 17% do PIB anunciados pela vizinha Espanha e os 15% de França, os números mais otimistas em cima da mesa apontam...em Portugal, ou seja, pouco mais de 4% do PIB"
https://www.publico.pt/2020/03/20/economia/opiniao/notas-dias-negros-1908586

Parece que o Exmo Sr Dr. Mário Centeno anda muitíssimo preocupado com o défice ! Pelos vistos ainda não leu o que disse 
hoje a um certo jornal o Constantino Sakellarides ·ex-diretor-geral de Saúde e professor da Escola Nacional de Saúde Pública, segundo o qual não é só o coronavírus que mata, pois a pobreza também mata !

É por isso altura de aproveitar o excepcional estado de emergência para ir buscar o dinheiro onde ele existe em excesso. A proposta no post abaixo no sentido de congelar as pensões, de valor superior ao salário do Presidente da República, durante 3 ou 4 meses, deve evidentemente também ser extensiva a todos salários superiores aquele valor.
https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/03/coronavirus-e-o-banqueiro-jorge.html

Tão pouco se percebe o que é que este Governo está à espera para criar um imposto extraordinário sobre a riqueza ! Se Portugal tem mais de 100.000 Portugueses com um património superior a 1 milhão de euros, estou certo que eles aguentam bem um imposto extraordinário COVID 19 no valor de 1.9%, para criar um fundo de quase 2.5 mil milhões de euros que possa ajudar aqueles milhares de Portugueses que vão ser mais duramente atingidos pela recessão coronavírus. 


Até porque convém lembrar que alguns dos referidos milionários" sempre recorreram a tácticas de planeamento fiscal agressivo para evitar pagar aquilo que era suposto pagarem.  E é também bom lembrar que há multimilionários em Portugal que pagam em IRS uma percentagem inferior aquela que paga por exemplo um enfermeiro 
https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/09/acabar-com-o-irsparte-2.html