quinta-feira, 5 de março de 2020

Um quarto de milhão de visitas e um inesperado interesse da Índia



Depois de há pouco mais de um mês ter chegado às 200.000 visitas este blog ultrapassou ontem a barreira de um quarto de 1 milhão pelo, que se continuar a este ritmo chegará a meio milhão antes de Agosto.

Registo que não se constata qualquer redução do interesse dos leitores estrangeiros, que continuam a representar 30% do total, com os Estados Unidos e o Reino Unido à cabeça e isto embora o número de posts em língua Inglesa seja bastante baixo, o que talvez signifique que muitos dos leitores nesses país são Portugueses emigrados. 

Porém essa explicação não serve para explicar porque razão a Holanda aparece à frente do Brasil ou da Espanha ou porque razão a França, um país onde existe um forte comunidade de emigrados lusos, nem sequer aparece entre os três países estrangeiros melhor classificados, nem muito menos a razão porque a Índia aparece logo a seguir ao Reino Unido, vide imagem abaixo. 

Porém uma consulta na base Scopus aos artigos que citaram os meus, mostra que os três países onde isso mais sucedeu foram a China (que infelizmente e segundo me dizem alguns Colegas Chineses não têm acesso a este blog) seguido dos EUA e da Índia (o país que ultrapassou a França e o Reino Unido e é agora a 5ª maior economia do mundo, prevendo-se que ultrapasse a Alemanha até 2026, o mesmo país que em 2024 se tornará o mais populoso do Planeta) e talvez esse facto seja pelo menos uma parte da explicação que faltava. 

Já quanto ao facto da Índia, ser o terceiro país, cujos investigadores mais citaram os meus artigos indexados, uma hipótese é acreditar que isso sucedeu aleatoriamente, a outra é admitir que o facto de eu ter andado nos últimos anos a oferecer exemplares dos livros (excessivamente caros que só universidades em países ricos podem comprar) que editei, aos departamentos de engenharia civil "mais conhecidos" daquele país, tenha contribuído para alterar a aleatoriedade natural do destino. Ou como dizia o outro "We reap just what we sow"