quarta-feira, 25 de março de 2020

Coronavírus__Uma pergunta ao Governo e um contributo para diminuir o pânico

https://www.noticiasdecoimbra.pt/hospital-de-coimbra-monta-equipa-para-confecionar-artigos-de-protecao/
Acaba de saber-se que o Hospital de Coimbra tem agora ao serviço várias costureiras para produzir protecções para os profissionais daquele hospital. Sendo certo que o devem ter feito como solução de último recurso, porque não conseguem adquirir as mesmas no mercado e também porque o Primeiro-Ministro garantiu que não iria faltar nada pelo que o problema não é falta de verbas, exemplo que não admira que outros hospitais tentem agora copiar, aberto que está o precedente. Porém sendo certo que um hospital não é o local mais adequado para a produção de vestuário de protecção, por motivos óbvios, desde logo porque muito dificilmente consegue reunir as necessárias condições de higiene e segurança, então o que é que o Governo está à espera para requisitar os serviços de uma ou duas fábricas de confecção de vestuário para que produzam protecções para todos os hospitais deste país ?

O jornal Público dá hoje um bom contributo para reduzir o pânico irresponsável e negligente criado ontem pela capa do jornal i, com um mapa que colocava quase todo o Litoral deste país como "zona infectada" o que sem dúvida contribuiu para o invulgar, pernicioso e até perigoso deslocamento de pessoas dessas zonas para o Interior do país. Abaixo o mapa do jornal Público com a situação actual do número de infectados por concelho.

P.S - uma coisa é certa porém o coronavírus veio dar uma machadada no anormalmente elevado grau de atracção das zonas urbanas do Litoral Português https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/03/coronavirussistema-imunitario.html