terça-feira, 31 de março de 2020

Coronavírus__ Deixar morrer jovens pobres para tentar salvar idosos ricos

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/11/os-ricos-capitalizam-os-seus-recursos.html
No post acima, há vários meses atrás, aventei a hipótese do Brasil estar perto de se tornar uma Estado falhado, porém atento aquilo que se escreveu aqui mas principalmente a recente decisão do Sr. Bolsonaro de pagar uma campanha de desinformação
é caso para dizer que há agora poucas dúvidas daquele país se ter tornado um Estado falhado,  pois só num Estado falhado é que não há dinheiro para a saúde mas há dinheiro para pagar o contributo activo para a propagação de um vírus altamente infeccioso.

Infelizmente os Brasileiros ainda nem sequer começaram a perceber que a parte pior está para vir. E quando digo a parte pior já nem sequer me estou a referir ao número de mortes mas a esta escolha aqui  https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/03/coronavirusquem-e-que-os-medicos-devem.html pois acredito que no Brasil haverá uma pressão enorme (inclusive por parte do Presidente Bolsonaro) para os médicos deixarem morrer pessoas pobres (que naquele país valem quase nada, como se ouve da boca do mesmo Bolsonaro que acha até que aqueles deviam ser esterilizados), mesmo que ainda jovens, para reservarem os esforços e material médico para o grupo das pessoas mais abastadas, ainda que estas sejam mais velhas.

















Covid-19__Chapter on bio based materials and biotechnologies for eco-efficient construction

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/03/coronavirus-biodiversity-hypothesis.html

The first chapter of the book mentioned in the post above can be accessed through the link http://ctac.uminho.pt/publication/introduction-bio-based-materials-and-biotechnologies-eco-efficient-construction  For those interested in this topic, I also recommend the link to the "Hub for Biotechnology in the Built Environment" http://bbe.ac.uk/ which the best proof of the consolidation of a new and multidisciplinary area of research and knowledge within the scope of the built environment. A field that is especially relevant in the context of the global coronavirus crisis.


Coronavírus__Ajudas aos empresários dos Bentleys, Ferraris e Lamborghinis

Espero bem que no que respeita a ajudas públicas aos empresários em dificuldades, a prioridade seja para aqueles que não são possuidores de Bentleys, Ferraris, Lamborghinis e outras marcas de luxo similar, pois esses empresários por certo que ainda tem alguma folga financeira pois caso contrário já tinham vendido as suas viaturas de luxo, as mesmas que muito bizarramente tiveram autorização das finanças para lhes permitirem nas últimas décadas deduzir despesas no IRC https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/11/qual-e-logica-de-um-empresario-poder.html

Eu compreendo que vá ser muito difícil a esses empresários desfazerem-se das suas invulgares viaturas, que acredito sejam absolutamente indispensáveis para conseguirem empresariar em condições decentes, porém a vida está difícil para todos e como dizia um certo banqueiro, estou certo que eles aguentam, trabalhar com viaturas de gama inferior, como os abundantes e já pouco exclusivos BMWs e Mercedes. 





Coronavírus___uma esmolinha para comprar ventiladores


Depois do Primeiro-Ministro ter vindo dizer que não falta nada nem vai faltar nada nos hospitais do nosso país, eis que alguém de uma instituição pública (provavelmente porque não acredita nas palavras do Primeiro-Ministro) achou boa ideia ir pedir aos habitantes de uma das regiões mais pobres deste país dinheiro para comprar ventiladores. 

Sem dúvida uma iniciativa idiota a vários níveis, desde logo porque os países do primeiro mundo não se governam com esmolas mas com impostos e também porque quem teve tal "ideia" ignora o que disse recentemente um certo médico do Hospital de São João:
"Não chega comprar cinco mil ventiladores...Por cada ventilador são precisos médicos, enfermeiros e capacidade de trabalho...O ventilador não é a "bala mágica"

Por falar em solidariedade, aqui há tempos, mais precisamente em 19 de Março, sugeri (sem sucesso) que o Governo aproveitasse o Estado de Emergência para "cativar" durante 3 meses o salário e a pensão de todos aqueles que ganham mais do que o Presidente da República  https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/03/coronavirus-e-o-banqueiro-jorge.html porém quando fiz tal sugestão nunca me passou pela cabeça que essa verba fosse usada para comprar ventiladores, mas sim para ajudar aqueles Portugueses que neste momento não têm qualquer rendimento de trabalho, nem muito menos subsidio de desemprego, apesar deles (e os seus filhos) também necessitarem de comer todos os dias, bem assim como pagarem outros consumos básicos !

P.S - É bom saber, que talvez por vergonha, aqui ao lado no país vizinho, já há quem prescindido de 70% do vencimento enquanto durar a crise  https://observador.pt/2020/03/30/jogadores-do-barcelona-cortam-70-do-salario-mais-ate-porque-vao-dar-mais-uma-parte-para-os-funcionarios-terem-100/  
e até mesmo a Presidente do banco Santander decidiu prescindir de 50% do seu salário. Já em Portugal estranhamente ainda ninguém ouviu dizer que algum banqueiro lhe seguisse o exemplo ! Por certo devem estar a contar com os donativos das pessoas que vivem nas regiões mais pobres deste país !

segunda-feira, 30 de março de 2020

Coronavirus__The European Union is dead


In the link above a recent and interesting article published in the main Spanish magazine. 

I think that the best choice for Spain, Italy, Portugal and Greece is to keep on selling blue chips to China. https://www.theguardian.com/commentisfree/2019/nov/26/europe-china-billions-strings-attached  Even because many believe that it is better to be under the Chinese Dictatorship than under the boot of the European fascists. 

Not to mention that there are more things between Portuguese and Chinese than between Portuguese and Dutch or between Portuguese and German. For one because Portuguese has by far the highest rice consumption per capita in Europe, almost like they were the Chinese of Europe. And has everybody knows people who eat a lot of rice think alike. 

Also because Portuguese never saw pedophilia as progressive as they saw in The Netherlands where they had a party https://www.lifesitenews.com/news/dutch-court-approves-pedophile-political-party or as they did in Germany see also the Kentler case also known as  "Germany’s secret paedophilia experimenthttps://www.irishtimes.com/life-and-style/health-family/germany-s-secret-paedophilia-experiment-1.2897942

And not to mention that if it wasn´t for the Hong Kong case Portugal would still be in charge of Macau for another 450 years as they did from  1557 until 1999
Just because Portuguese there were seen almost as Chinese and also because for a country with several thousand years old 450 years is not a very long time. Let´s not forget that the first Chinese writing system appeared almost 9000 years ago.  





Estrangeiro torturado até à morte no aeroporto de Lisboa

Ontem a TVI deu conta que a Policia Judiciária suspeita que dois policias do SEF terão assassinado um estrangeiro à pancada no aeroporto de Lisboa 

Aqui há tempos apanharam vários agentes da policia a vender esteróides pelo que fica a dúvida se estes policias são daqueles que costumam usar esteróides para aumentar a massa muscular e que depois aproveitam sempre que podem para dar (mau) uso à musculatura, pelo que seria boa ideia que todos os meses a policia fosse visitada por médicos para testar a urina dos mais musculosos para confirmar ou infirmar se andam a usar as tais substâncias ilegais, que ao mesmo tempo que lhes incha a musculatura lhes diminui de forma muito acentuada o juízo. 

Parte interessante é constatar que hoje o jornal Público diz nada sobre o assunto e no entanto reserva quase uma página inteira para uma entrevista com o Presidente da SAD do Vilafranquense. É impressionante que mesmo quando não há jogos de futebol tenhamos de levar com os inúteis e parasitas da bola (que a única coisa que fazem nos dias que correm é comer, dormir, jogar playstation e gastar papel higiénico), todos os dias, até mesmo num jornal como o Público, que pelos vistos acha que aquilo que pensa o Presidente do Vilafranquense é mais importante que a tortura de um estrangeiro no aeroporto de Lisboa por agentes das forças de segurança. Faço por isso votos que amanhã no Público não haja uma entrevista ao Presidente do Futebol Clube do Alguidares de Baixo ou ao Presidente do Desportivo do Alguidares de Cima.  

P.S - Em que será que pensa o filho de um craque da bola nos dias que correm ? Que os país e as mães dos seus colegas da escola saem de casa todos os dias para manter o país a funcionar e para salvar vidas ou ficam em casa a trabalhar, mas o seu pai vive quase como se fosse uma criança grande ? 


Coronavírus__Quem é que os médicos devem salvar ?

Agora que se sabe ser altamente provável que daqui a poucas semanas os médicos Portugueses sejam confrontados com aquele tenebroso dilema com o qual já tinham sido confrontados os médicos Italianos e com o qual também já se confrontam agora os médicos Espanhóis, de tratar somente aqueles que "tem mais possibilidades de sobreviver e de viver mais tempohttps://visao.sapo.pt/visaosaude/2020-03-25-covid-19-o-medico-chamou-me-em-lagrimas-para-me-pedir-permissao-para-o-deixar-morrer/
percebemos que se a escolha for entre o conhecido cirurgião Gentil Martins (89 anos) e o ex-banqueiro João Rendeiro do BPP (66 anos), o Sr. Luís Caprichoso, braço-direito do Sr. Oliveira e Costa da gigantesca fraude do BPN (70 anos) ou o famoso Ricardo Salgado (75 anos) que quem irá morrer sem cuidados médicos será o primeiro. 

E o mesmo se passará se escolha for entre o cirurgião Manuel Antunes (71 anos) e o Francisco Leitão (vulgo rei Ghob) ou aquele individuo que violou e assassinou uma freira ! Conclusão, neste momento um violador, um pedófilo ou um psicopata assassino, com saúde e de pouca idade irá ser sempre ser favorecido, em detrimento de alguém mais velho ou com menos saúde, mesmo que mais novo, mesmo que seja um cidadão muito mais válido e muito mais merecedor de tratamento, algo que é difícil de entender e ainda mais difícil de aceitar por muitos neste país, o que sem dúvida alguma contribuirá para agravar o mal estar já instalado.  



domingo, 29 de março de 2020

Coronavírus__Portugal está pior do que a Itália

O caderno principal do Expresso de ontem mostrava na página 25 duas gigantes imagens que comparam a situação de Portugal com a de vários países no que respeita ao coronavírus, seja em função do número de dias após a 10ª morte ou em função do número de dias após o 100º caso. E o subtítulo da noticia é muito esclarecedor:
"Portugal está pior do que estava a Itália na mesma fase da pandemia"

Se tivermos em linha de conta que Portugal não tem o sistema de saúde da Lombardia, a região mais rica da Itália, onde está tudo de pantanas e onde as viaturas do exército fazem fila a transportar caixões, então cada um que faça as contas que achar mais pertinentes para tentar antecipar como estará Portugal e os hospitais Portugueses daqui a poucas semanas, sendo por isso muito pertinente referir 
que esta semana foi divulgado um estudo de investigadores do Imperial College segundo o qual na melhor das hipóteses Portugal irá crescer dos actuais poucos milhares, oficialmente ainda menos de 6.000 infectados, para 600.000 infectados. 

Contudo,  comportamentos irresponsáveis e egoístas, como aqueles que se comentaram aqui, https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/03/o-coronavirus-e-uma-festa.html
não são definitivamente aqueles que nos levarão ao cenário mais favorável do referido estudo, mas sim a um outro bastante pior. 



O coronavírus é uma festa

Parece que muitos Portugueses continuam a achar que o coronavírus é uma festa, pois só isso explica, que depois do incêndio infeccioso já lavrar na Itália houve quem tenha achado boa ideia ir fazer ski na aquele país ou para a vizinha Suiça, como se um vírus que rápidamente saltou da China para a Itália demorasse muito tempo a saltar da Itália para a Suiça ou mais recentemente como ontem deu conta o Expresso, que uma linha telefónica criada pelo Ministério dos Negócios para lidar com os casos dos Portugueses que no estrangeiro foram apanhados pela crise do coronavírus e não sabem como retornar à sua pátria e para a qual andam a telefonar muitos Portugueses residentes em Portugal, que querem saber se podem ir passar férias da Páscoa ao estrangeiro.

É claro que a culpa também é do Governo que não só não tem conseguido transmitir à população a gravidade do problema, como também têm andado a aprovar medidas risíveis a que muitos não ligam rigorosamente nada como se deu conta aqui https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/03/coronavirusonde-e-que-anda-policia.html ou como se percebeu ontem pelo jornal das 20:00 onde se deu conta de uma fila de vários quilómetros de viaturas na ponte 25 de Abril, de Portugueses que acham que está na altura de ir de férias cá dentro. E como se percebe também pelos muitos Portugueses que chegam a Portugal vindos do estrangeiro por via aérea e quando cá chegam nem são testados e nem sequer lhes medem a temperatura. 


Depois de há algum tempo atrás ter reprovado, de forma que alguns reputaram de excessiva, a sugestão do Bastonário da Ordem dos Médicos no sentido de colocar a tropa a comandar o combate ao coronavírus https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/03/bastonario-da-ordem-dos-medicos.html 
porque entendi e entendo ainda que este é um combate que deve ser liderado por cientistas, admito porém agora que também é necessário colocar os militares a apoiarem a polícia, para meter na ordem aqueles muitos Portugueses que acham que o coronavírus é uma festa e que nas últimas semanas mostraram que pouco se importam com as restrições de circulação ditadas pelo Governo as quais se baseavam somente no bom senso dos Portugueses, algo que se sabe há centenas de anos eles não possuem, desde tempos que se perdem na história quando ganharam a fama de um povo que "não se governa nem se deixa governar!

P.S - Neste grupo de Portugueses com muito pouco bom senso e também pouca vergonha na cara, incluem-se também os médicos da Cruz Vermelha (o tal hospital onde o Estado Português desperdiçou dezenas de milhões de euros), que informa hoje o jornal Público, reuniram com a Administração aquele hospital, a quem fizeram saber, que nesta fase não querem tratar doentes infectados com coronavírus. Estão sem dúvida em estado de negação e ainda não perceberam que muito em breve todos os hospitais Públicos estarão esgotados e os Hospitais Privados irão ser obrigados a receber infectados pelo coronavírus, nem que seja à força. Aliás só por inacção e tibieza do Governo é que isto sucede, porque tal como sucedeu na Espanha, nesta altura já todos os hospitais privados deviam estar sob a tutela do Ministério da Saúde, cumprindo todas as directivas emanadas deste Ministério sob pena de crime de desobediência, exactamente como em 2019 aconteceu aos motoristas. 


sábado, 28 de março de 2020

Coronavirus__Empresa fabricante de ventiladores faz chantagem com Portugal

Hoje no jornal Público há um artigo sobre uma encomenda de Portugal a uma empresa Chinesa para fornecimento de 500 ventiladores por 10 milhões de euros, de que abaixo reproduzo um pequeno extrato: 
"O contrato estava feito para os 500 ventiladores e tinha sido sinalizado pelo executivo através de uma garantia. Mas, no domingo, o executivo foi informado, pelo vendedor chinês, de que se não pagasse o total da encomenda, à cabeça e até segunda-feira de manhã, ela seria entregue ao Canadá"
E podia ser ainda pior se a empresa Chinesa tivesse dito que ia abrir um leilão para saber quem pagava mais ou se depois de receber os 10 milhões disser que já vendeu os ventiladores e que Portugal deve esperar até que fabriquem mais.

Coronavirus__Novel mechanical ventilator optimized to permit large sale production in short time and at a limited cost

https://arxiv.org/pdf/2003.10405.pdf

Recent paper in the link above co-authored by 26 scientists affiliated to universities in Italy, France, Canada and USA. Be there as it may, one question needs to be made, why are countries storing missiles and not medical supplies like mechanical ventilators and suddenly hundreds of thousands of ventilators are needed and what we have are missiles of all types and shapes ? 


Coronavírus__Onde é que anda a polícia ?

Onde é que andam aqueles muitos policias que usualmente andam a passar multas de trânsito e que agora não têm transito para passar multas ? Não é altura de os enviar para o Norte do país para fazer cumprir as medidas decretadas pelo Governo (que um autarca hoje se queixa ao jornal Público não estarem a ser cumpridas) e assim tentar evitar que o contágio naquela zona (onde o número de casos é quase 5 vezes superior ao número da zona Centro e até já é mais do dobro dos casos reportados em Lisboa) se alastre à zona Centro e depois daí salte para o Alentejo ?


Coronavírus__Capítulo

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/03/coronavirusrevisitar-hipotese-da.html

O primeiro capítulo do livro mencionado no post acima pode ser acedido através do link http://ctac.uminho.pt/publication/introduction-bio-based-materials-and-biotechnologies-eco-efficient-construction

Para aqueles mais interessados no presente tema aconselho também o link do "Hub for Biotechnology in the Built Environment" http://bbe.ac.uk/ prova da consolidação de uma nova e multidisciplinar área de investigação e de conhecimento no âmbito do ambiente construído, que é especialmente pertinente no contexto da crise mundial do coronavírus.



"Eutanásia involuntária" de idosos lidera

Abaixo links e imagem sobre os 7 posts mais visualizados dos últimos 7 dias, cuja liderança foi ocupada pelo post sobre o tal Governador que disse que os idosos devem morrer depressa para salvar a economia:

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/03/usa-is-willing-to-sacrifice-life-of-all.html
https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/03/coronavirususa-terror-strategy.html
https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/03/coronaviruscom-devida-venia.html




sexta-feira, 27 de março de 2020

Covid-19__ Biodiversity hypothesis

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/03/will-coronavirus-reverse-urbanization.html

Still following the post above about the biodiversity hypothesis that connects weakened immune systems and urban environments, a condition which is aggravated for contaminated indoor air, see below image taken from a chapter in a book published almost 10 days ago:

"Active botanical biofiltration systems can be supplied air by three different methods; passing air over the foliage, passing air behind a vertical green wall, in the space between the substrate and the surface onto which the plants are attached, and passing air through the substrate via a pressurized plenum...The increased plant density, vertical alignment with minimal use of floor space, exposure of the substrate to the atmosphere… are all major technological advancements from the original phytosystems tested by NASA...”


Covid-19: Revisitar a famosa hipótese da biodiversidade

Sobre a tal famosa "hipótese da biodiversidade" e o consequente enfraquecimento do sistema imunitário em ambientes de selva urbana, que mencionei num post anterior,  enfraquecimento esse que é agravado em ambientes edificados com ar contaminado, seja por conta de compostos orgânicos voláteis (COVs), provenientes de materiais de construção ou outros compostos e também por conta do microbioma de materiais naturais https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/01/seguranca-microbiologica-em-edificios.html  merece destaque o conteudo de um capítulo, de onde foi retirada a imagem que abaixo se reproduz, pertencente a um livro recente (no qual fui editor principal) que foi publicado há apenas 10 dias: 
"Active botanical biofiltration systems can be supplied air by three different methods; passing air over the foliage, passing air behind a vertical green wall, in the space between the substrate and the surface onto which the plants are attached, and passing air through the substrate via a pressurized plenum...The increased plant density, vertical alignment with minimal use of floor space, exposure of the substrate to the atmosphere… are all major technological advancements from the original phytosystems tested by NASA...”


Coronavírus__Os nossos vizinhos fascistas da Andaluzia

“Um grupo de 28 idosos, que tinham sido despejados de um lar por estarem infetados com o coronavírus covid-19, foi recebido à pedrada por um grupo de pessoas que tentavam impedir a entrada na cidade das ambulâncias que os transportavam.
https://expresso.pt/coronavirus/2020-03-25-Covid-19.-Grupo-de-idosos-infetados-recebido-com-pedras-e-explosivos-em-transferencia-de-lar-em-Espanha?utm_content=

E ainda dizem que na Espanha são muitos Católicos. Se já é grave que alguns Portugueses tenham sido agredidos em Timor Leste e Angola por gente absolutamente ignorante que abunda em países do terceiro mundo, é muitíssimo mais grave que num país Europeu haja cidadãos a fazer a pessoas do mesmo país aquilo que acima se descreve. 

Será pura coincidência que a Andaluzia seja a região Espanhola onde os fascistas do VOX alcançaram a sua maior votação ? E será que naquela região já estão a fazer aquilo que aconselham nos EUA alguns fascistas amigos do Sr. Trump, que os idosos e doentes devem ser sacrificados para salvar a economia ?
https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/03/usa-is-willing-to-sacrifice-life-of-all.html



quinta-feira, 26 de março de 2020

Ricos espalham coronavírus em festa

https://www.the-sun.com/news/585886/party-zero-coronavirus-infected-us/

Quem diria que no tal país onde acham uma boa ideia que os velhos devam morrer depressa devido ao coronavírus para salvar a economia https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/03/usa-is-willing-to-sacrifice-life-of-all.html
que os ricos também tenham achado esta uma boa altura para fazer uma festa com dezenas de pessoas, que conseguiu aumentar o número de infectados em 40 vezes numa cidade de 26 mil habitantes. E do facto da ordem de quarentena que se seguiu levou muitos a meterem-se num avião para voarem para outras paragens mais solarengas. 

É nesta altura que é importante recordar um famoso estudo que diz muito da ética das classes mais ricas. Abaixo link para uma pequena parte, com apenas 40 páginas, de uma tese de doutoramento de 2012 e também a referência a uma publicação do mesmo autor em 2016:

https://digitalassets.lib.berkeley.edu/etd/ucb/text/Piff_berkeley_0028E_12242.pdf

Piff, P.; Stancato, D.; Horberg, J. (2016) Wealth and Wrongdoing: Social Class Differences in Ethical Reasoning and Behavior. In Cheating, corruption, and concealment: The roots of dishonesty (Eds) Van Prooijen & Van Lange, Cambridge, UK: Cambridge University Press.

Note-se que estes estudos foram mediatizados há pouco tempo, nomeadamente em Agosto de 2018, no Washington Post sob o interessante título: "Será que os ricos apresentam mais propensão para mentir, enganar e roubar?"
https://www.washingtonpost.com/news/speaking-of-science/wp/2018/08/13/are-rich-people-more-likely-to-lie-cheat-steal-science-explains-the-world-of-manafort-and-gates/?noredirect=on&utm_term=.fdba2c35bbac


Coronavírus recession__The time has come for a European tax on off-shore money

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/10/money-launderingeurope-fails-by-99-and.html

Still following the posts above in which we can see that Greece, Portugal, Belgium, Germany, France, Italy and Spain are the European countries that have more money in off-shores (as GDP percentage) then a 19% tax to fight the COVID-19 recession could raise more than 250.000 million euro only for those six countries: Germany (103000), France (64000), Italy (37000), Spain (26000), Belgium (16000), Greece (12000) and Portugal (8000 million).



quarta-feira, 25 de março de 2020

USA Coronavirus strategy__Old people must die quickly to help save the economy


I now understand why USA does not care even a little bit about how many will be killed in Iran due to USA sanctions that prevent that country to acquire medical supplies to fight coronavirus. The reason is that USA is also willing to kill all their elders to save the economy

The moment i read about some Americans praying as a way to stop the hurricane Dorian 
https://friendlyatheist.patheos.com/2019/08/31/these-florida-christians-think-their-prayers-will-stop-hurricane-dorian/ i realized that something very wrong is happening in that country but i could never imagine that madness includes elder mass sacrifice.

I do remember that the Nazi psychopaths had killed several thousand disabled Germans under the Aktion-T4 involuntary euthanasia program. Of course USA Government will not kill their elders it will just ask them to sacrifice to save the economy !
Its much different !

Does anyone remember that famous speech by Winston Churchill in the middle of World War II ? "Our elderly and our patients must die quickly so that our soldiers have no shortage of food and medicines". Not a surprise because it never happened. The real surprise is why is happening now ?



Coronavírus__Com a devida vénia

Com a devida vénia reproduzo um recente comentário da Rottweiler Joana Amaral Dias: 
"Há sempre hienas e abutres na desgraça. Então os laboratórios privados estão a fazer 2,6 milhões de euros de lucro por dia com os testes ao coronavirus, cobrando 150 euros ou mais por cada um. Simultaneamente, vários hospitais privados ou pedem esse valor ou dizem que não fazem o teste. Da mesma forma, CUF, Lusíadas ou Luz recusam-se a atender pessoas infectadas ou suspeitas. Mas afinal, o estado de emergência não tem como um dos grandes objectivos regular preços, controlar os meios de produção e as cadeias de distribuição? Para que serve afinal?! Admitem-se estes agiotas? Enfim, está na hora do governo, tão lesto a fazer a requisição civil a estivadores ou motoristas de substâncias perigosas, avançar para esse dispositivo. É urgente atribuir ao ministério da saúde a organização central destes recursos, e ao ministério da economia a autoridade para regular e monitorizar a distribuição de meios essenciais"

Aditamento em 26 de Março - O comentário supra é especialmente pertinente face à exigência dos hospitais privados, que hoje faz capa no jornal Público sob o título: "Hospitais privados exigem que o Estado pague já todas as dívidas"  e mais revoltante se torna em face dos valores lá mencionados, sendo que curiosamente logo na página 2 do mesmo jornal Público um cientista diz que as universidades Portuguesas podem fazer milhares de testes por apenas 30 euros cada.


Coronavírus__Uma pergunta ao Governo e um contributo para diminuir o pânico

https://www.noticiasdecoimbra.pt/hospital-de-coimbra-monta-equipa-para-confecionar-artigos-de-protecao/
Acaba de saber-se que o Hospital de Coimbra tem agora ao serviço várias costureiras para produzir protecções para os profissionais daquele hospital. Sendo certo que o devem ter feito como solução de último recurso, porque não conseguem adquirir as mesmas no mercado e também porque o Primeiro-Ministro garantiu que não iria faltar nada pelo que o problema não é falta de verbas, exemplo que não admira que outros hospitais tentem agora copiar, aberto que está o precedente. Porém sendo certo que um hospital não é o local mais adequado para a produção de vestuário de protecção, por motivos óbvios, desde logo porque muito dificilmente consegue reunir as necessárias condições de higiene e segurança, então o que é que o Governo está à espera para requisitar os serviços de uma ou duas fábricas de confecção de vestuário para que produzam protecções para todos os hospitais deste país ?

O jornal Público dá hoje um bom contributo para reduzir o pânico irresponsável e negligente criado ontem pela capa do jornal i, com um mapa que colocava quase todo o Litoral deste país como "zona infectada" o que sem dúvida contribuiu para o invulgar, pernicioso e até perigoso deslocamento de pessoas dessas zonas para o Interior do país. Abaixo o mapa do jornal Público com a situação actual do número de infectados por concelho.

P.S - uma coisa é certa porém o coronavírus veio dar uma machadada no anormalmente elevado grau de atracção das zonas urbanas do Litoral Português https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/03/coronavirussistema-imunitario.html


Coronavírus__How to minimize the rapid spread of the virus in the built environment.


Dietz, L.; Horve, P.F.; Coil, D.; Fretz, M.; Van Den Wymelenberg, K. 2019 Novel Coronavirus (COVID-19) Outbreak: A Review of the Current Literature and Built Environment (BE) Considerations to Reduce Transmission. https://www.preprints.org/manuscript/202003.0197/v1




Coronavírus__Genocídio brasileiro


Ainda sobre o post acima um cineasta Brasileiro não poupou nas palavras quando ontem disse no jornal Público que poderá haver um genocídio nas favelas daquele país 

Porém acho que essa é uma estimativa muito pouco realista, porque se ele olhar para o exemplo de Itália ou até Espanha, países com sistemas de saúde muito melhores e onde há bastante tempo entrou em vigor a quarentena, depressa perceberá que o genocídio não será só nas favelas mas no Brasil inteiro.

Com a agravante do expectável rápido crescimento do número de mortes, somado a baixíssimos níveis de escolaridade e uma cultura científica nula, de uma grande parte da população que ainda acredita em feitiços e rezas como a melhor cura para todos os males possíveis e imaginários, poderem levar a um estado de pânico generalizado onde a regra é o "salve-se quem puder", sendo por isso altamente provável que nos próximos meses possa haver inclusive uma ditadura militar a mandar naquele país, como única forma de evitar o caos.

Não sendo sequer de excluir que o Sr. Bolsonaro ande a fazer o que anda a  fazer com esse objectivo em mente, como se pode perceber pelas manifestações que ele tem apoiado, que são uma ajuda extraordinária à disseminação do coronavírus. Já para nem falar das igrejas, o conhecido ópio Brasileiro, as mesmas que o valentão Bolsonaro não se atreve a enfrentar https://exame.abril.com.br/brasil/bolsonaro-diz-ser-absurdo-fechar-igrejas-para-enfrentar-coronavirus/

P.S - E porque será que aquele catedrático da Universidade de Lisboa, mencionado no post abaixo, que há tempos achou boa ideia defender o Sr. Bolsonaro sobre a questão dos fogos da Amazónia agora nada diz sobre a presente crise. Será que o tema não lhe merce uma reflexão por minima que seja ?
https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/12/uma-pomposa-e-hipocrita-catedra.html






terça-feira, 24 de março de 2020

Coronavírus__Estratégias para reduzir a transmissão do vírus no ambiente construído



Dietz, L.; Horve, P.F.; Coil, D.; Fretz, M.; Van Den Wymelenberg, K. 2019 Novel Coronavirus (COVID-19) Outbreak: A Review of the Current Literature and Built Environment Considerations to Reduce Transmission. 




Coronavírus__TOP articles

https://naturecanada.ca/news/blog/top-11-articles-on-what-we-can-expect-from-the-coronavirus/

All you need is in the first article. It is a reader-friendly article that reviews "all the relevant research available" 

Note - Translations in more than 20 languages can be accessed using links at the end of the article





Coronavírus__A casa do Ronaldo

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/03/coronavirusficar-em-casa.html
Ainda sobre o post acima merece a pena a leitura de um interessante artigo ontem no jornal Público, sobre alguém que é mais útil do que o Ronaldo mas que vive numa casa onde não há electricidade e nem sequer água para lavar as mãos, como aconselham as autoridades públicas de saúde. https://www.publico.pt/2020/03/23/local/noticia/missao-cidade-limpa-impossibilidade-ficar-casa-1908770

E porque é que o Estado Português que andou a meter centenas de milhões em estádios de futebol não utilizou esse dinheiro para construir habitação social ou para recuperar uma parte das centenas de milhar de fogos degradados, que existem neste país com vista a poderem ser alugados com rendas de valor mínimo, a quem como este Português vive do ordenado mínimo ? Será que a resposta está no facto de alguns clubes de futebol terem mais poder do que partidos políticos ?






segunda-feira, 23 de março de 2020

Coronavírus__War crime or criminal arrogance ?

The war crime definition includes "Intentionally directing attacks against the civilian population as such or against individual civilians not taking direct part in hostilities". 

As such can USA sanctions against Iran that are contributing to a death toll escalation (1 Iranian (Arian) dies every 10 minutes and 50 more are get infected every hour) be considered a war crime ? http://www.defenddemocracy.press/trump-and-usa-more-barbarian-than-barbarians/

But then again Mr. Trump has never worried about war crimes before ! 



Expresso__Meter à força Brasileiros ricos "de quarentena num contentor, ao frio"

É certo que daqui a uns anos já muito poucos se lembrarão do coronavírus que foi apenas mais um que se juntou a uma longa lista de epidemias que se perde na história da Humanidade. Alguns mais cínicos até dirão que ao contrário do passado os vírus recentes nem sequer matam muitos milhões. 

Sendo cedo para dizer se o coronavírus chegará a matar muitos milhões, é certo que quando começar a matar em força, naqueles países que não têm um sistema de saúde decente e tem outras coisas indecentes, como prisões onde os presos estão como "sardinha em lata", como acontece no Brasil, então é garantido que o número de mortes poderá atingir valores impressionantes. 

Nada porém que incomode o Sr. Bolsonaro (o tal que disse que a ditadura brasileira errou por não ter tido a coragem de matar 30.000 brasileiros) ou aqueles brasileiros ricos, que a jornalista Clara Ferreira Alves, encontrou no restaurante do topo do El Corte Inglés, sobre os quais escreveu no passado sábado, no Expresso, e que disse ter vontade meter à força "de quarentena num contentor, ao frio". 

E se uma pessoa bem educada e mais ou menos serena como a Clara Ferreira Alves, expressa um tal desejo, tão pouco cristão, que desejos expressará a população brasileira, menos educada e muito menos serena, quando os mortos naquele país por conta do coronavírus forem de dezenas de milhar por dia ?


domingo, 22 de março de 2020

Coronavírus__Não seja um Açambarcador Ignorante ou Sociopata

Já conhecíamos os açambarcadores do papel higiénico e do álcool e agora há também os açambarcadores da Net, os tais que acham que se passarem o dia a descarregar filmes isso não têm consequências de maior para terceiros. Não seja um Açambarcador Ignorante ou Sociopata da Internet. Abaixo as recomendações para uma utilização responsável, vide página 14 do jornal Público de ontem:

“Tal como o açambarcamento de bens essenciais nos supermercados e hipermercados, há praticas que podem ser evitadas para que o uso das redes de Internet seja possível em condições para todos.

São vários os exemplos de como cada um de nos pode ajudar a prevenir constrangimentos. Em casa, e preferível usar a rede wifi. 

Devemos evitar descarregar ou enviar videos, filmes e series e também descarregar jogos de grande dimensão. 

Ao ver vídeos, series e filmes online, há que restringir a qualidade máxima de visualização (nada de 4K ou alta definicao).

Alem disso, as chamadas de voz devem ser a regra, reservando-se as videochamadas para os momentos em que são mesmo essenciais. As conferências áudio devem ser privilegiadas, em detrimento do uso individual da voz móvel. E preciso aceder com critério aos sistemas de comunicação internos das empresas (como as VPN, sigla em inglês para redes virtuais privadas) e activar os recursos de partilha só quando necessário. Sempre que possível, ficar em modo offline. E se em condições normais já e preciso evitar utilizar aplicações e conteúdos de proveniência desconhecida, ou evitar abrir mensagens e/ou ficheiros recebidos de fontes inseguras, num período excecional, esses comportamentos preventivos ganham ainda mais relevância”



Coronavírus___Imposto sobre dinheiro em off-shores

O Luís Aguiar-Conraria da Universidade do Minho escreveu ontem no Expresso (embora de forma subtil) que quando o coronavírus se for embora a troika virá substitui-lo

Porém eu acho que ele se esquece que estamos em Estado de Emergência pelo que não temos que nos resignar a tal já que existe em Portugal muita liquidez a que ainda podemos recorrer antes de ir outra vez pedir ajuda à troika. 

E há também muita liquidez Portuguesa em off-shores, pois é sabido que Portugal é um dos países com mais dinheiro em paraísos fiscais, num montante correspondente a mais de 20% do PIB, (mais de 45.000 milhões de euros) que nesta hora merecem um imposto extraordinário de 19%, por conta do Estado de Emergência decretado no passado dia 19 de Março, contra o COVID-19, que permitirá arrecadar mais de 8.000 milhões de euros

Isto já para nem falar do famoso programa de lavagem de dinheiro RERT (Ana Gomes dixit) relativamente ao qual é agora possível corrigir erros do passado, exigindo que aqueles que dele beneficiaram com uma taxa muito reduzida agora paguem o valor em falta. Assim o Primeiro-Ministro tenha coragem para isso, pois a recessão coronavírus não pode significar má sorte somente para uma parte mais desfavorecida da população. É preciso redistribuir a má sorte por todas as "aldeias", incluindo pela Quinta da Marinha e pela Quinta Patino.  


sábado, 21 de março de 2020

Coronavírus__amor à ciência ?

Agora que por conta do coronavírus de repente só se ouvem juras de amor à ciência seja na pessoa daqueles dois já comentados aqui ou hoje o Francisco Assis no jornal Público, faço votos que quando passar a pandemia do coronavírus não se esqueçam desse amor (oportunista) e que o Primeiro-Ministro aproveite para repensar bem as suas bizarras ideias, de acreditar que sejam os privados (com os seus milhares de empresários habilitados apenas com o 9º ano, que não fazem sequer a mínima ideia do que seja o método científico, algo que convém recordar também sucede com muitos licenciados) a financiar quase 70% da ciência neste país  
https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/03/primeiro-ministro-defende-reducao-de.html

É nesta altura que convém recordar que Portugal gasta em percentagem do PIB mais com as forças armadas do que gasta em investigação, exactamente ao contrário do que fazem por exemplo a Áustria e a própria Alemanha

É por isso licito perguntar, que vantagem é que o nosso país retira de andar a pagar a centenas de generais para se andarem a arrastar pelos quartéis ? 
https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/11/portugal-tem-10-vezes-mais-generais-do.html https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/10/nao-ha-ninguem-neste-pais-que-consiga.html


Coronavírus__aumentar a ajuda às famílias

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/03/coronavirusmario-centeno-quer-poupar.html
Ainda sobre o post acima e a miséria dos 4% do PIB que o Mário Centeno pretende gastar com a recessão coronavírus, em comparação com os 17% da Espanha.  Quem também o afirmou foi o Luís Aguiar-Conraria da Universidade do Minho ontem no Expresso. 

Compare-se por exemplo a forretice do doutor Mário Centeno, com o caso da França onde o Governo garantiu há já vários dias que para as lojas e empresas em dificuldade: 
não terão de pagar nada, nem impostos, nem Segurança Social”, sendo suspensas as “facturas de água, gás e electricidade, assim como as rendas de casa”.
ou com a recente decisão do Governo Britânico, no sentido de ajudar os trabalhadores que a crise do coronavírus vai obrigar a ficar em casa, os quais irão receber uma ajuda monetária substancial, até 80% do salário durante 3 meses, para os salários até 2500 libras/mensais 
https://www.newscientist.com/article/2237475-coronavirus-latest-news-uk-government-to-pay-up-to-80-of-wages/?

É verdade que Portugal não é um país tão rico como a França nem muito menos como o Reino Unido, porém convém lembrar que a riqueza não surge por acaso, pois usualmente quem poupa costuma ter mais riqueza do que quem a desperdiça. Note-se que no Reino Unido os autarcas e outros políticos não têm por hábito esbanjar impunemente dinheiros públicos, como é prática corrente em Portugal, como bem comprovou na semana passada, um artigo publicado na revista Sábado de título "Estado: A incrível máquina de triturar dinheiro". 

Artigo esse onde se fala do pagamento de massagens na autarquia Oeiras
para aumentar a produtividade dos funcionários.  E quem diz massagens diz também a bela tradição da oferta de relógios de ouro aos funcionários com 25 anos de casa, na Câmara Municipal de Almada ou os milhões que se gastam todos os anos em festas por todo o país financiadas pelo Orçamento de Estado, quando a prioridade deveria ser para despesas urgentes como reduzir o tempo de espera nas operações de doentes com cancro. E isto já para nem falar daquele programa solidário destinado a certos jovens "desfavorecidos" onde se pagam vencimentos mensais de 3000 euros, programa esse que há tempos já tinha mencionado aqui  e que continua ainda a ajudar jovens, como por exemplo aquele intelectualmente "desfavorecido", cuja classificação numa prova de conhecimentos foi de 9.5 valores. 


Porém aquilo que sucede no Reino Unido, ao contrário de Portugal, é que todos os políticos que gastarem mal os dinheiros públicos, nem que seja de montante pouco elevado tem passagem garantida pela cadeia, como sucedeu por exemplo com aquele deputado que pediu que lhe fossem pagos indevidamente 10.000 libras, por conta de uma despesa de 4000 libras, uma vantagem ilicita de 6000 libras, que lhe valeu 12 meses de cadeia https://www.theguardian.com/politics/2011/feb/10/mps-expenses-eric-illsley-sentence  ou aquele outro deputado que apresentou ao Parlamento despesas fraudulentas de 8000 libras, o que lhe valeu 16 meses de cadeia. 
https://www.bbc.com/news/uk-politics-12918742

P.S - Por um estranho milagre, o actual Director do Expresso, com quem tenho uma relação complicada desde o momento em que ele escreveu um artigo a desconsiderar os investigadores  conseguiu concluir o seu artigo naquele semanário dizendo algo dramáticamente oportuno: 
"Nestas alturas é preciso olhar com mais cuidado para os mais desfavorecidos. Em poucos dias, os primeiros relatos de quem acompanha os sem-abrigo em Lisboa são de situações de desespero porque o apoio deixou de chegar...Sem restaurantes não há sobras para distribuir. E algumas das instituições que ajudam os mais pobres fecharam...